quinta-feira, 9 de junho de 2016

POR QUE INVESTIR NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS?

Modelo de gestão que visa conferir celeridade aos processos de trabalho adotado pelo STJ que concorre ao Prêmio Innovare 2016, reafirma a importância do desenvolvimento e qualificação permanente dos servidores.  A matéria publicada hoje em jornal de grande circulação no país evidencia a grandiosidade do alcance das ações de desenvolvimento institucionais.

Ao contrário do muitos acreditam, o investimento em estrutura tecnológica e de material não possui o condão de produzir os resultados almejados, vez que é preciso investir ainda mais na qualificação das pessoas que irão operar tais recursos, sem as quais é impossível realizar as metas e objetivos institucionais.

O dinamismo da sociedade atual, associado à escassez de recursos para a Educação Corporativa levam, não raro, à obsolescência de nossos paradigmas, ao represamento e atraso na execução dos serviços que prestamos à sociedade.  A redução de estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento dos servidores se mostra como fator de desmotivação, ampliando o fosso existente entre o desempenho desejado e aquele alcançado pelas equipes de trabalho.

As pessoas é que fazem a diferença, devendo ser priorizadas acima dos recursos tecnológicos e materiais.  Nesse sentido, o desenvolvimento eficaz muda as pessoas e as pessoas mudam as instituições.  Compreender isso pode fazer toda a diferença para as instituições.  Entender quais são os desafios a serem enfrentados, quais as ameaças a serem superadas e, quais são as nossas oportunidades e potencialidades nos permitirá traçar estratégias de desenvolvimento realistas, voltadas para as lacunas de desempenho verificadas, capazes de transformar as pessoas, as quais irão fazer a diferença, revolucionando os resultados.

Assim, investir no desenvolvimento das pessoas, além de representar estratégia de alavancagem de resultados por promover aprimoramento de suas habilidades, também gera valorização, comprometimento e motivação dentro das equipes de trabalho, transformando para sempre todos os envolvidos.

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."   Paulo Freire

Abçs e até breve!

Veja mais em http://oglobo.globo.com/opiniao/para-que-justica-ande

Nenhum comentário:

Postar um comentário