Desde que despertamos pela manhã, a todo tempo observamos coisas, pessoas e situações, assim como ao mesmo tempo somos observados. Influenciamos e somos influenciados em uma dinâmica que atesta sobre nossos valores e atitudes, razão pela qual precisamos refletir a cerca de que tipo de influência queremos produzir nos outros, pois somos os responsáveis por nossas ações.
Três tipos de determinismo inundam nossos pensamentos influenciando nosso comportamento: o genético, representado pelos traços de família que herdamos de nossos avós, o psíquico atribuído à nossa criação e a nossos pais e o ambiental, que decorre do mundo que nos cerca, do marido, do chefe, da economia etc. Se, por um ângulo, nossas respostas a todo tempo estão sendo inflluenciadas por estes determinismos, por outro ângulo, a escolha é sempre nossa. Nada, nem ninguém detém o poder de mudar isso.
Então, cuide de suas escolhas. Seja proativo. Deixe um legado. Mude sua realidade com o auxílio de seus valores e princípios. Seja uma figura de transição, interrompendo a transmissão de hábitos, modelos e percepções, substituindo-os por novos hábitos, modelos e percepções mais positivos.
A liderança não é sinônimo de fama, mas se fortalece a partir da capacidade de influenciar positivamente outras pessoas e encontra sentido quando se traduz em exemplo de conduta baseada nos princípios como o do amor e do perdão. Nesse contexto, surge o líder íntegro, comunicador, verdadeiramente interessado nas pessoas. Visionário, ouvinte, decisor, dedicado, motivador, ousado e especialista em gente.
A liderança não é posto ou função. É escolha e assim, exige compromisso com o seu autodesenvolvimento e o desenvolvimento permanente da equipe. O líder precisa buscar a todo tempo produzir energia e energizar seu pessoal. Estimular, reconhecer, elogiar, fortalecer. Orientar quando necessário e trabalhar com ênfase e entusiasmo, demonstrando de maneira inequívoca paixão pelo que faz.
Por isso, deixe seu legado! Construa pontes entre as pessoas, baseado em dois pilares: confiança e exemplo. Torne-se uma força empreendedora em sua vida e na vida dos outros. Seja e reconheça as verdadeiras figuras de transição nos seus relacionamentos, substituindo hábitos, mentalidades e modelos por outros mais benéficos.
Priorize, planeje, organize-se e prospere. Estudos demonstram que apenas um em cada três indivíduos planejam seu trabalho tendo em mente o que mais importa para sua Instituição/Organização. Contrarie os dados estatísticos.
Estimule o pensamento criativo e seja exemplo para sua equipe, pois você não pode pedir a seus colaboradores para fazer algo que você mesmo não faria.
Viva, aprenda, ame e deixe um legado, pois "ao encarar o desafio de deixar um legado, você ganha em troca a liberdade de traçar seu próprio destino e o poder de mudar gerações" (Paul Kretly, da Franklin Covey Brasil).
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário