A construção coletiva dos valores e da missão institucionais produzirão efeitos visíveis na formação de Equipes de alto desempenho, porque evidenciam, na verdade, aquilo que justifica os esforços de todos e de cada um.
Assim, é importante ressaltar a necessidade de construir coletivamente sentidos para a Equipe, os quais servirão de norte para todas as estratégias de gestão, bem como para a execução de cada uma das atividades que irão realizar os objetivos definidos.
Ao definir seus porquês, o ser humano expande suas possibilidades pessoais e profissionais, pois passa a perceber o valor de sua contribuição individual para a consecução dos objetivos coletivos, identificando seu desempenho como fundamental.
Reconhecido em sua individualidade e estimulado por suas potencialidades, o indivíduo passa a ser capaz de enfrentar obstáculos e adversidades, valendo-se de suas habilidades e conhecimentos para realizar as atividades que lhe foram confiadas na Equipe, simplesmente porque as mesmas fazem sentido para ele.
Onde há clareza de objetivos, verdade nas relações, respeito pelas diferenças e estímulo à superação, os resultados são surpreendentes.
Por tudo isso, Líderes precisam investir na construção dos porquês: os seus e os de seus parceiros de equipe, vez que dessa compreensão é que se origina a capacidade de transformar a realidade e a e de realizar os objetivos da Instituição/Organização.
E então?
SUPERE-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário