quarta-feira, 22 de outubro de 2014

QUEM TEM MEDO DA CRISE?


Ao longo do tempo tenho observado que a velocidade e a constância das mudanças no mundo corporativo têm gerado ansiedade e sofrimento para as equipes de trabalho, prejudicando o desempenho e reduzindo a produtividade das mesmas, evidenciando a necessidade de desenvolvimento das lideranças para que sejam capazes de adotar posturas positivas de enfrentamento e superação.

Ansiedade e ausência de significados para as pessoas que irão viver as mudanças no cenário corporativo produzem dúvidas, conflitos e baixa adesão, facilmente verificados pela presença de preconceitos e resistência ao novo, especialmente porque  são impostas e não legitimadas na equipe.
É inevitável o enfrentamento de períodos de crise e processos de mudanças corporativas, mas ambos podem ter seus efeitos negativos minimizados e suas consequências positivas potencializadas se forem trabalhados e construídos significados junto com nossos parceiros. Somente quando os novos paradigmas fazem sentido para cada membro da equipe, os processos de mudanças e as crises serão catapultadas à oportunidades, proporcionando aprendizado, superação e união.  Se assim não for, só restará viver os efeitos negativos das crises. 

Assim, antecipe-se às mudanças.  Prepare-se para elas.  Desenvolva estratégias para desmistificá-las junto de sua equipe.  Construa significados para os novos paradigmas com seus parceiros e juntos desenvolvam metas individuais e coletivas legítimas.  

Quem tem medo de mudanças não cresce, não evolui e não será capaz de promover as transformações necessárias para que as metas coletivas sejam atingidas e os resultados alcançados e terá que viver a crise, mas ao contrário, poderá transformar tudo isso em oportunidades de desenvolvimento, aprimorando-se a si mesmo e inspirando aos demais parceiros a fazerem o mesmo.

Para você as crises são ameaças ou oportunidades?  Os processos de mudanças são desafios ou armadilhas?

Eu desejo sinceramente que reflita e faça sempre opção pela superação e pelo desenvolvimento, não deixando passar as oportunidades de ser o líder que sua equipe e sua instituição/organização precisam.

Abraços e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário