sábado, 7 de fevereiro de 2015

LIDERAR PELO EXEMPLO



Liderar pelo exemplo é o método com maior probabilidade de eficacia nos resultados.





A liderança é uma virtude que pode ser reconhecida em qualquer ser humano.
Qualquer um independente da sua condição física, cultural, social ou econômica pode se tornar um líder, basta ter consciência e clareza do que lhe é proposto e quais os resultados que deverá alcançar.
A liderança não pode ser instituída com um cargo porque ela não é imposta.
Antes de aplicarmos qualquer conceito sobre liderança,se faz necessário entender que liderança em qualquer área da vida requer responsabilidade sobre pessoas e não sobre tarefas.
O líder é quem capacita pessoas para executar tarefas e a a qualidade da atividade não dependerá exclusivamente do desempenho de seu executor. 

Pois bem, a responsabilidade da entrega com excelência é de seu executor, todavia, a responsabilidade de orientar e qualificar o individuo ou profissional, essa sim é do líder.

Os resultados só serão melhores, se as pessoas se tornarem melhores. 

Liderança é um posicionamento, acima de tudo uma escolha, toda escolha tem suas conseqüências.

Avalie a si mesmo, faça um exercício de auto conhecimento, identifique suas limitações e consulte a sua disposição na condição de líder de fazer tudo o que você gostaria que o outro fizesse.
Existem duas características essências que credenciam uma equipe ao sucesso: a sua condição técnica e as condições comportamentais e ambas estão mutuamente ligadas.

Tecnicamente o individuo pode ser qualificado através do treino, repetição, graduação ou especialização.
A motivação técnica é sempre de foro individual, todo e qualquer profissional pensa em se qualificar visando uma melhor condição de seus interesses. Porem alcançar essa condição sempre dependerá de seu comportamento; tenacidade, disponibilidade, humildade, carisma, espírito de equipe são características adquiridas ao longo do tempo.
O líder por sua vez estará sendo observado constantemente principalmente por seus liderados. 

Reciprocidade

É o princípio que sugere que as pessoas devolvem para você o tipo de tratamento que eles recebem.Se você toma a iniciativa e oferece algo de valor ou uma atitude positiva, tudo vai voltar para você.
Portanto,se você gostaria de começar algo a partir de uma situação,dê o primeiro passo. Isso vai aumentar a probabilidade de receber de volta uma ação positiva. 

Você sempre será referencia para seus comandados, para o bem ou para o mal,por isso é importante que suas palavras reflitam em suas atitudes.

Preste atenção aos seus próprios comportamentos. 
Se critica os outros por interromperem,mas se o faz constantemente,tem que mudar isso.

Se quer que todos tomem atenção aos outros e que ouçamos seus pontos de vista,também o deve fazer. Se implementar novas regras e procedimentos no seu local de trabalho,siga essas regras como gostaria que os outros as seguissem.
Por exemplo,se a nova regra diz para“não atender chamadas pessoais no horário de trabalho”, não ligue para o seu familiar durante o horário de experiente.
Se o fizer será visto como desonesto e a sua equipe poderá ficar desmotivada e desrespeitar as suas ordens.
Imagine se Mahatma Gandhi, homem que sempre pregou a paz,que mobilizou milhares de pessoas,confrontava seus opositores sempre através do dialogo,revindicou os direitos de seu povo através da grave de fome usasse toda essa influencia para organizar protestos violentos, seu legado não teria fundamento, não seria lembrado e nem admirado.
Gandhi acima de tudo influenciou pessoas por uma causa e através seu exemplo e comportamento se tornou um dos maiores lideres que a humanidade já teve.
As pessoas sentirão desejo de cumprir seu pedido se elas percebem que é algo consistente.
O segredo é pedir que as pessoas afirmem suas prioridades,compromisso se características que considerem importantes.

A regra para a consistência é que as pessoas serão incapazes de negar algo que eles já valorizam. Gosto de fazer analogias para ficar mais claro o entendimento. Uma criança pequena cria o discernimento das coisas ao observar o que o adulto está fazendo.
Todo ser humano tem como seu primeiro líder,a referencia de algum familiar,seja pai, mãe,tios,avós sempre haverá um referencial familiar para a formação de sua personalidade.
Seja no âmbito humano ou profissional você sempre será observado pela sua conduta,portanto trate seus comandados como membros de sua própria família.
Não se preocupe em transmitir perfeição,isso é erro, afinal ninguém é perfeito. A diferença está em como você se comporta quando erra. Reconhecer o próprio erro e demonstrar humildade,além dedigno,é fundamental para o relacionamento humano.
É natural do ser humano revelar-se presunçoso quando se assume grandes responsabilidades e por traz dela o poder de gerir pessoas.
Essa é uma característica vista principalmente em lideres de primeira viagem.Mas lembre-se:“Toda a arrogância será castigada”.
O ato de reconhecer não saber algo é a atitude mais inteligente que o individuo pode ter.
Quanto mais conhecimento e experiência adquirida,mais humildade, quanto mais humildade,mais seguidores o líder terá,isso é um ciclo,é uma ciência humana extremamente exata.

A humildade de reconhecer que todos temos potencial e que nós como lideres somos responsáveis de despertar esse potencial em cada um, isso é o que abrirá portas.
Toda e qualquer informação pode ser dada,a qualquer um,sob qualquer aspecto,mas a assimilação dependerá exclusivamente da maneira que for transmitida.
O líder que deseja ter uma equipe coesa, fechada com os mesmos objetivos, deve cativar a admiração dos seus liderados e principalmente fazer com que eles comprem a ideia de todo um projeto.
Por Bruno Talarico
Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-liderar-pelo-exemplo/75397/

Nenhum comentário:

Postar um comentário