sexta-feira, 22 de maio de 2015

04 SEGREDOS DO TRABALHO EM EQUIPE

Objeto de inúmeros estudos e foco da atenção de muitos interessados em modelos de gestão mais eficazes, o trabalho em equipe tem sido analisado de diversas formas, na tentativa de melhor compreendê-lo e potencializá-lo. Estratégias com objetivo de mobilizar corações e mentes no ambiente de trabalho têm sido constantemente desenvolvidas, algumas com êxito, outras nem tanto. O certo é que transformar um grupo de pessoas em equipe de trabalho/comunidade de aprendizagem tornou-se vital para as organizações.

Já não restam dúvidas quanto à superioridade das equipes de trabalho com foco no binômio qualidade e produtividade e a razão disso é o fato de que possuem características específicas que permitem unir as habilidades individuais em prol dos objetivos comuns, aproveitando a diversidade de talentos disponíveis, otimizando os recursos existentes e desafiando as precariedades individuais e/ou do sistema.

Nesse sentido, quatro traços principais são observados entre as equipes de excelência:

1- PROPÓSITO COMUM E SIGNIFICATIVO: entre os membros de uma equipe de excelência o como, o porquê e o para quem são universalizados.  Cada um tem em mente e no coração o propósito comungado pela equipe e vivencia isso no seu dia-dia, percebendo o valor da sua contribuição para a consecução do todo. O fruto do seu trabalho possui significado e é percebido como contribuição para algo maior que está sendo realizado através do envolvimento sinérgico entre todos.

2- METAS ESPECÍFICAS DE DESEMPENHO: Todos os integrantes da equipe precisam saber o que se espera deles em temos de quantidade, qualidade e tempo e, periodicamente, devem receber feedbacks sobre seu desempenho a fim de que possam compreender seus gaps e buscar superá-los e serem reconhecidos pelos resultados obtidos.  Na medida em que cada um dos integrantes da equipe compreende o valor, a importância e o significado do seu trabalho na consecução do todo, no atingimento das metas, sua motivação se amplia potencializando suas habilidades e possibilidades.

3- COMPROMISSO COM A FORMA COMO O TRABALHO DEVE SER FEITO: A maneira como o trabalho vai ser desenvolvido deve estar em consonância com a gestão estratégica da equipe. Nossos métodos devem ser permanentemente questionados a fim de que novos paradigmas sejam adotados quando as necessidades assim ensejarem.  Nenhum modelo ou prática podem ser considerados definitivos, pois um método que ontem era um sucesso, hoje representa muitas vezes, atraso e ineficiência.  Definidas as metas e objetivos, em consonância com a missão e os valores comungados pela equipe, é preciso firmar compromissos com cada um dos parceiros para que o trabalho se desenvolva conforme definido no modelo de gestão adotado.

4- RESPONSABILIDADE MÚTUA: Os membros da equipe de excelência se sentem responsáveis pelo seu próprio desempenho, assim como pelo compartilhamento do seu conhecimento e experiência com os demais, para que todos consigam atingir os objetivos individuais e realizar as metas coletivas. Os resultados são de todos, positivos ou negativos.  Todos são responsáveis pelo clima da unidade e precisam cuidar de si e dos demais para que o ambiente corporativo seja saudável e produtivo.
À partir da construção de relações saudáveis e assertivas no ambiente de trabalho, percebe-se claramente o desenvolvimento de habilidades, o aprimoramento dos métodos e os objetivos são alcançados sem prejuízo para a saúde física ou mental dos colaboradores, isto é, o índice de felicidade aumenta e impulsiona também a produtividade.

Eis os segredos do trabalho em equipe.  Demandam tempo e determinação por parte das lideranças, mas trazem consigo desenvolvimento e produtividade de excelência.

Então, o que você deseja ? Com o que você sonha?  Quer desenvolver e transformar sua equipe de trabalho?  Siga em frente.  Enfrente!

PENSE - IDEALIZE - TENTE - FAÇA - FAÇA DE NOVO E DE NOVO - CONTINUE FAZENDO E....
SABOREIE O SUCESSO!

Abcs e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário