8 PEQUENAS ATITUDES QUE VÃO AJUDAR VOCÊ A GERENCIAR
MELHOR SEU TEMPO
Um dos
grandes vilões da improdutividade humana é a mania que as pessoas têm de
guardar o que deve ser feito na cabeça, pois isso gera esquecimentos e
urgências
Eduardo Sehnem Ferro
Com certeza uma das
principais reclamações do ser humano nos dias de hoje é a falta de tempo para
fazer tudo que gostaríamos. Temos a sensação de que a vida está passando rápido
demais e que acabamos por muitas vezes deixando de fazer coisas importantes na
vida.
Administrar o tempo
na época em que vivemos se tornou algo totalmente indispensável e necessário. É
fato que não existe fórmulas mágicas que irão resolver o problema da falta de
tempo do dia para a noite, porém tornar habituais algumas pequenas atitudes
pode ajudar a ter uma vida com mais equilíbrio e mais foco em atividades
importantes.
1 - Use uma
ferramenta para gerenciar seu tempo: um dos grandes vilões da improdutividade
humana é a mania que as pessoas têm de guardar o que deve ser feito na cabeça,
pois isso gera esquecimentos e urgências. É necessário que você escolha uma
ferramenta para anotar suas prioridades e liberar sua mente para pensar e não
para se preocupar com o que deve ser feito. Um caderno, agenda, celular, uma
planilha ou um software, enfim, algo que formalize.
2 – Delegue: quanto
mais você delegar, mais tempo livre você terá. Se a tarefa é repetida
constantemente, escreva um processo, imprima e treine as pessoas para segui-lo.
3 - Coloque
momentos importantes em sua semana: não deixe que os dias sejam apenas para
resolver urgências e “apagar incêndios”. Comece a colocar pequenos momentos
importantes em seus dias, como por exemplo, um almoço em família, pegar seus
filhos na escola, praticar um esporte ou um hobby.
4 - Aprenda com
suas urgências: a maioria das urgências ocorridas poderia ser evitada! Da
próxima vez que algo urgente acontecer, pare e pense de que forma esta situação
poderia ter sido evitada, para que ela não se repita.
5 - Seja rigoroso:
Uma olhada nas redes sociais, um lanchinho mais demorado, ou uma conversa mais
animada com os colegas podem atrapalhar um dia inteiro de trabalho. Se atrasar
por causa de algumas dessas distrações, pode fazer com que você tenha que
correr para entregar algo dentro do prazo ou não se prepare tão bem quanto
poderia para uma apresentação, por exemplo. Ser rigoroso com os cálculos de
tempo que você estimou vai te ajudar a ter mais tranquilidade para produzir com
qualidade e dentro dos prazos, além de garantir um melhor jogo de cintura se
surgir qualquer imprevisto.
6 - Finais de
semana são pessoais: sua família e sua vida precisam de você! Evite ao máximo
utilizar seu final de semana para trabalhar. Desligue seu notebook, celular,
esqueça a empresa. Faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as
pessoas importantes de sua vida.
7 - Mantenha seu
ambiente organizado e limpo: organize seu local de trabalho e também seus
pertences em casa. Estima- -se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia
localizando informações, e isso é muito tempo perdido.
8 -
Controle seus e-mails: não fique com o e-mail aberto a todo o momento. É
importante estipular horários e nesses períodos limpe sua caixa de entrada,
movendo informações para pastas e transformando e-mails em tarefas ou reuniões.
Certamente
existem inúmeros outros hábitos a serem colocados em prática para que os dias
sejam mais produtivos e que a falta de tempo não seja algo corriqueiro. Como
cada um tem suas particularidades nas atividades profissionais e pessoais, cabe
fazer uma autoanálise e encaixar algumas ações para encontrar o equilíbrio
desejado.
Disponível
em http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/8-pequenas-atitudes-que-vao-ajudar-voce-a-gerenciar-melhor-seu-tempo/106321/
Nenhum comentário:
Postar um comentário