Eugênio
Mussak
O
substantivo “recorrência” tem o significado de algo que se repete. Um fato
recorrente é do tipo que vai acontecer de novo obedecendo, ou não, a um ciclo.
Qualquer gestor que pense estrategicamente sabe que as recorrências devem ser respeitadas.
Qualquer gestor que pense estrategicamente sabe que as recorrências devem ser respeitadas.
São fatos relevantes. Quem ignora as recorrências corre o risco de
cometer os mesmos erros e não aprender nada com eles.
Desde
os estudos de Schumpeter sabemos que o mercado é cíclico, que a economia oscila
como as ondas do mar e que as crises são, sim, recorrentes. Lidar bem com elas
é qualidade dos gestores competentes e dos líderes preparados. Ninguém é
julgado pelas crises que teve na vida, e sim pela maneira como reagiu a elas.
A
desaceleração de economia não configura, necessariamente, uma crise, mas é um
fato recorrente que impacta os resultados das empresas, que correm o risco de
ver a desmotivação e o desânimo se instalarem nas equipes, que sentem a pressão
– afinal o caixa não pode ser afetado, pois ele é o cálice sagrado que alimenta
a todos.
Nessas
horas, além de uma boa dose de bom senso, pelo menos três qualidades precisam
ser acionadas: a resistência, para não deixar o ânimo cair; a eficiência, para
tentar fazer mais com menos; e a criatividade, pois não podemos esperar novos
resultados com velhas estratégias.
Estudos
mostram que existem empresas que parecem nunca ser atingidas por crises e que
mantêm seus resultados dentro de uma regularidade desconcertante. Será que o
segredo dessa imunidade toda é o tipo de produto ou o mercado em que elas
atuam? Ainda que esses fatores devam ser respeitados, a resposta é que essas
empresas são capazes de prever as recorrências e se valem de ações preventivas,
mitigadoras e corretivas.
Falando
em recorrência, quantas vezes você já ouviu que é nos momentos difíceis que
surgem os grandes líderes? Provavelmente tantas vezes que já está virando lugar
comum, conceito cansado, quase um bordão de autoajuda.
Pode
ser, mas nada disso elimina o componente de verdade que essa mensagem contém. O
que não dá é parar o barco. E, no meio de uma crise, recessão ou dificuldade de
qualquer natureza, é bom ter bem claro na mente que a vida é cíclica, que uma
nova fase de abundância virá e que, por melhor que seja, também não durará para
sempre.
Texto
publicado sob licença da revista Você S/A, Editora Abril. Todos os direitos
reservados
Disponível em http://www.eugeniomussak.com.br/e-hora-de-o-lider-aparecer/
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