quarta-feira, 1 de março de 2017

LIÇÕES DE LIDERANÇA DO FILME ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

"1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA".

O filme em cartaz "Estrelas além do tempo" possui aquela maravilhosa capacidade de nos provocar emoção e de nos fazer acreditar na capacidade de superação e de transformação do ser humano. Delicado e contundente ao mesmo tempo, nos faz refletir sobre questões, que há muito incomodam a humanidade, relativas à luta pela igualdade, ao respeito às diferenças e o poder transformador de uma mente determinada.

Mas não é só.  O filme nos surpreende também com valiosas lições de liderança, capazes de despertar em nós um espírito inconformista, provocar e imprimir o desejo por mudanças.

Passemos, então, a refletir sobre algumas dessas lições:

1) LÍDERES NÃO DEVEM SE DETER DIANTE DE LIMITES OU DIFICULDADES IMPOSTAS PELO SISTEMA

Na rotina das equipes de trabalho é muito comum nos depararmos com limites institucionais/organizacionais, os quais impedem ou dificultam a utilização de nossos talentos /habilidades na realização de nossas atividades e, nesses momentos é preciso que a liderança assuma uma postura de inconformista do bem.  Isto é, a liderança não pode se deter e precisa valer-se do inconformismo para traçar estratégias que levem a equipe a encontrar novos paradigmas que serão adotados na medida em que foram compreendidos como necessários ao seu aprimoramento.  Diante de uma ameaça, líderes não devem se acovardar, mas buscar novos recursos e habilidades.

2) LÍDERES SÃO COMPROMETIDOS COM MELHORIAS CONSTANTES, COM SEU DESENVOLVIMENTO E DA SUA EQUIPE  

Em um mundo de transformações constantes, líderes precisam adotar postura de eternos aprendizes.  Ninguém sabe tudo.  Nenhum conhecimento é suficiente.  Sempre haverá algo novo a ser apreendido.  Não existem modelos de sucesso que durem para sempre. Precisamos estar sempre atentos às mudanças para que possamos adequar nossos conhecimentos e habilidades às novas realidades e assim fazer frente às dificuldades, buscando superá-las com determinação e criatividade, evitando que membros da equipe sejam atingidos pela obsolescência.

3) LÍDERES ANTECIPAM-SE AO FUTURO 

Em meio a velocidade em que as mudanças vem ocorrendo em nossa sociedade, líderes não devem esperar que as mudanças ocorram para buscar novas estratégias, mas sim precisam se antecipar a elas, buscando novos conhecimentos e novos paradigmas para que os acontecimentos não surpreendam sua equipe, mas já a encontre preparada para os novos desafios. Na maioria das vezes é possível perceber que algo está mudando e em breve essa novidade irá nos atingir, então, não devemos esperar, mas precisamos nos movimentar em busca do novo antes mesmo que ele seja uma realidade para nós. 

4) LIDERAM PELO EXEMPLO

Qualquer que seja a situação, líderes precisam dar o exemplo. Nas equipes de sucesso, onde o clima organizacional é percebido como saudável e motivador e os resultados são excelentes, certamente a liderança exerce seu papel com maestria, estimulando seus parceiros de equipe a encontrar o seu melhor, motivando a todos ao desenvolvimento permanente, à superação das dificuldades, ao compartilhamento do conhecimento, exercício da criatividade e especialmente ao respeito às diferenças.  Isto significa que os líderes não podem descuidar de sua própria motivação e de seu compromisso com a qualificação permanente, garantindo habilidades e recursos novos para o exercício de suas funções com entusiasmo e energia positiva. 

5) LÍDERES SÃO LEAIS A SUA EQUIPE 

A liderança eficaz não pensa somente em si e seu próprio crescimento, mas identifica na sua equipe as suas habilidades e dificuldades e enquanto se desenvolve, fomenta a qualificação e o desenvolvimento de seus parceiros.  Não desejam o melhor somente para si, mas almejam a felicidade para todos, isto é, o nível de felicidade e de satisfação de seus liderados é tão importante quanto o seu.  Líderes de excelência produzem novas lideranças, abrindo caminhos, propiciando oportunidades de desenvolvimento e qualificação permanentes.

Por hoje é só.

Espero que possam assistir ao filme e refletir sobre as ideias aqui lançadas.  A vida é movimento e se quisermos atingir a excelência precisaremos nos desafiar, investir permanentemente em nossas habilidades e superar nossas precariedades.

Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O filme mergulha nessa verve Histórias Cruzadas, apostando na denúncia fofinha, com lição de moral, que permite, ao final, a elevação de suas protagonistas negras e o reconhecimento de seus talentos pelos brancos outrora racistas. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Também adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite é um dos melhores filmes baseados em livros, porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir