Modelo de gestão que visa conferir celeridade aos processos de trabalho adotado pelo STJ que concorre ao Prêmio Innovare 2016, reafirma a importância do desenvolvimento e qualificação permanente dos servidores. A matéria publicada hoje em jornal de grande circulação no país evidencia a grandiosidade do alcance das ações de desenvolvimento institucionais.
Ao contrário do muitos acreditam, o investimento em estrutura tecnológica e de material não possui o condão de produzir os resultados almejados, vez que é preciso investir ainda mais na qualificação das pessoas que irão operar tais recursos, sem as quais é impossível realizar as metas e objetivos institucionais.
O dinamismo da sociedade atual, associado à escassez de recursos para a Educação Corporativa levam, não raro, à obsolescência de nossos paradigmas, ao represamento e atraso na execução dos serviços que prestamos à sociedade. A redução de estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento dos servidores se mostra como fator de desmotivação, ampliando o fosso existente entre o desempenho desejado e aquele alcançado pelas equipes de trabalho.
As pessoas é que fazem a diferença, devendo ser priorizadas acima dos recursos tecnológicos e materiais. Nesse sentido, o desenvolvimento eficaz muda as pessoas e as pessoas mudam as instituições. Compreender isso pode fazer toda a diferença para as instituições. Entender quais são os desafios a serem enfrentados, quais as ameaças a serem superadas e, quais são as nossas oportunidades e potencialidades nos permitirá traçar estratégias de desenvolvimento realistas, voltadas para as lacunas de desempenho verificadas, capazes de transformar as pessoas, as quais irão fazer a diferença, revolucionando os resultados.
Assim, investir no desenvolvimento das pessoas, além de representar estratégia de alavancagem de resultados por promover aprimoramento de suas habilidades, também gera valorização, comprometimento e motivação dentro das equipes de trabalho, transformando para sempre todos os envolvidos.
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire
Abçs e até breve!
Veja mais em http://oglobo.globo.com/opiniao/para-que-justica-ande
Nenhum comentário:
Postar um comentário