Rebecca Shambaugh
18 de dezembro de 2017
Nancy
iniciou o dia sentindo-se pronta para informar sua liderança sobre um
projeto de alto risco no qual vinha trabalhando nos últimos dois meses. Ela
ensaiou sua apresentação de slides muitas vezes até
praticamente ter memorizado cada parte do conteúdo. Chegou cedo à reunião e
esperou, de forma paciente, mesmo estando ansiosa, pela parte que lhe cabia na
ordem do dia. A reunião começou e, em poucos minutos, Jack, um dos
copresidentes, pediu-lhe que informasse os executivos sobre o projeto e
apresentasse recomendações.
Nancy
entrou de cabeça na apresentação, falando sobre cada ponto-chave ensaiado
meticulosamente por ela. Com um amplo domínio do material, sentiu que estava
indo bem e ficou aliviada por ter passado tanto tempo praticando e se
preparando para essa reunião. Mas, prestes a passar para a parte das
recomendações, Jack a interrompeu e disse “Nancy, agradeço seu árduo trabalho
neste projeto, mas ele não é relevante para a nossa pauta e nem tem importância
para os objetivos que estamos discutindo hoje.” Envergonhada, Nancy retornou ao
seu lugar e ficou em silêncio pelo resto da reunião. Ela mal podia esperar para
sair da sala quando a reunião terminou e refletir sobre como esse momento — que
ela esperava ser o ponto de virada na sua carreira — havia se tornado um
desastre.
O
que aconteceu aqui? Embora Nancy estivesse preparada para participar da
reunião, não conseguiu pensar de forma estratégica. Esse é um problema que
atinge muitos gestores, executivos e líderes competentes quando se trata do
papel que desempenham em comunicados, reuniões e em outras plataformas.
Aprender a desenvolver e transmitir uma voz executiva mais estratégica — em
parte pela compreensão do contexto — pode ajudar, evitando que os líderes
passem por situações semelhantes à de Nancy, capazes de prejudicar a carreira.
Por
que você precisa de uma voz executiva
Quer você seja um gerente adjunto ou um executivo sênior, o que você diz, como,
quando, para quem, e se o faz no contexto apropriado, são componentes decisivos
para usar a sua capacidade máxima de liderança estratégica.
Se
deseja ter credibilidade e influenciar as pessoas, em especial ao interagir com
outros executivos ou lideranças seniores, é importante ser conciso e permitir
que as pessoas saibam claramente que papel você quer que desempenhem no
assunto. Também é importante desmistificar o conteúdo de qualquer mensagem que
transmita, evitando o jargão e sendo uma pessoa de poucas — mas eficazes —
palavras.
Todos
esses fatores se relacionam com o desenvolvimento de uma voz executiva
estratégica. Sua voz executiva está mais relacionada com o seu instinto
estratégico, compreensão do contexto e percepção dos sinais que envia nas
interações e comunicações diárias do que com o seu desempenho. Assim como a
presença executiva, sua característica irmã, a voz executiva pode parecer algo
intangível e, portanto, difícil de ser definida.
Mas
o fato é que todos nós temos uma maneira preferida de nos comunicar com os
outros e fazer isso com intenção estratégica e sólida compreensão do contexto pode
significar a diferença entre sucesso e fracasso na sua comunicação e estilo de
liderança.
(...)
Abaixo estão algumas estratégias de coaching que eu uso
frequentemente com executivos, tanto homens quanto mulheres, para ajudá-los a
acrescentar uma voz executiva mais estratégica em seu kit de ferramentas para
liderança.
Compreenda
o contexto. Quantas vezes você já se viu lançando uma ideia mal formulada
em uma reunião, não compartilhando suas ideias quando as pessoas estão à
procura delas, ou dizendo algo que não é muito adequado à pauta e, de repente,
ficando em “estado de choque”? Se essas situações parecem familiares, o que é
que deu errado? Em suma, esses tipos de erros táticos ocorrem pela falha em
compreender o contexto da apresentação, reunião ou debate em que se encontra.
Por
exemplo, se você é a principal autoridade no assunto, então, é provável que o
contexto exija que você conduza a reunião e tome qualquer decisão final. Mas se
é um dos vários executivos com possibilidade de contribuição, o papel que
deveria desempenhar seria compartilhar sua visão e somar suas ideias às dos
outros (em vez de roubar os holofotes com suas ótimas ideias). Se você for um
novato e não for convidado a se apresentar em uma reunião, então o seu papel,
no que tange à comunicação, seria observar e ouvir. Saber ou descobrir com
antecedência qual é o papel que esperam de você em um fórum ou evento pode
orientá-lo na determinação do tipo de voz que precisa para esse local
específico e também ajudá-lo a garantir que compreenda o contexto antes de se
expressar.
Seja
um visionário. Às vezes, deixamos de explorar a voz executiva porque nos
concentramos demais em nossa própria função ou papel. Os líderes estratégicos
são mais visionários do que isso, tendo uma visão empresarial que se concentra
menos em si e mais em toda a organização. Um outro lado de ser visionário é
desenvolver a capacidade de articular as expectativas para o futuro e ter
motivação para mudanças.
Este
tipo de visão executiva ajuda a guiar as decisões em torno da ação individual e
empresarial. Você deve trabalhar no sentido de, com as suas recomendações,
ligar os pontos a fim de mostrar como suas decisões afetam os outros ao redor
da mesa, incluindo sua equipe e a organização como um todo.
Cultive
relacionamentos estratégicos. Uma das melhores maneiras de construir seu
pensamento estratégico é potencializar os relacionamentos de forma mais
consciente, com objetivos de negócio específicos em mente. Isso requer que
tenha líderes seniores e executivos que tragam uma perspectiva estratégica dos
objetivos da organização, das mudanças, e das prioridades máximas à qual
normalmente não temos acesso. Quando cultiva e investe em relacionamentos
estratégicos amplos, isso o ajuda a evitar que fique preso a detalhes do dia a
dia.
É
fácil perder de vista a importância de cultivar relacionamentos novos e
diferentes quando já tem muitos — mas, para ser capaz de alcançar uma voz
executiva forte, parte do trabalho consiste em ampliar seu conhecimento para
além de sua posição, departamento ou área de especialização.
Para
desenvolver sua voz executiva, reserve um tempo para se aproximar de pelo menos
uma pessoa por semana que esteja fora de sua equipe imediata ou de sua área
funcional. Tente aprender:
•
Como elas se encaixam no negócio como um todo;
• Suas metas e desafios;
• Maneiras de ajudá-las ao ser um parceiro estratégico de negócios.
• Suas metas e desafios;
• Maneiras de ajudá-las ao ser um parceiro estratégico de negócios.
Traga
soluções, não só problemas. Apesar de treinar uma vasta gama de
executivos, tenho visto, em primeira mão, que a maioria se sente frustrada
quando as pessoas apontam os desafios, mas não oferecem quaisquer soluções.
Liderar de forma estratégica, com uma voz executiva forte, requer resolver
problemas e não apenas apontar o dedo em situações difíceis.
Você
pode se apresentar de forma mais estratégica, fazendo sua lição de casa e
assumindo a liderança na análise de situações. Faça brainstorm de
novas ideias que vão além do óbvio. Mesmo que não tenha a resposta perfeita,
pode demonstrar sua capacidade de chegar a soluções inteligentes.
Permaneça
calmo na panela de pressão. As pessoas cuja voz executiva é eficaz não se
aborrecem facilmente. Você pode proporcionar uma liderança equilibrada mesmo
quando — na verdade, especialmente quando — todos à sua volta estão perdendo a
compostura?
Quando conseguir se limitar aos fatos em vez de entrar em parafuso,
não importa o quão estressado se sinta, será capaz de liderar com uma voz
executiva mais poderosa.
Pode
ser desagradável reconhecer e admitir desafios pessoais a respeito de sua voz
executiva e, a princípio, você pode enfrentar resistência ao fazer sugestões
para melhorar a voz executiva das pessoas de sua equipe. Mas, ao superar essa
resistência inicial, em si mesmo ou nos outros, você vai ver que vale a pena o
esforço inicial de descobrir a forma mais eficaz de contribuir em reuniões
importantes e outros tipos de comunicação. Ao fazer os ajustes necessários em
sua participação, você pode evitar voar às cegas e começar a aparecer de forma
mais estratégica em cada contexto.
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Rebecca Shambaugh é internacionalmente reconhecida como especialista em liderança, autora e palestrante. Ela é presidente da SHAMBAUGH, uma organização mundial de desenvolvimento de liderança e fundadora da Women In Leadership and Learning (WILL).
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Tradução: Leonara Manhães Faria de Souza
Rebecca Shambaugh é internacionalmente reconhecida como especialista em liderança, autora e palestrante. Ela é presidente da SHAMBAUGH, uma organização mundial de desenvolvimento de liderança e fundadora da Women In Leadership and Learning (WILL).
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Tradução: Leonara Manhães Faria de Souza
Disponível em https://hbrbr.uol.com.br/para-parecer-um-lider/
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