segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SOBRE ADEQUAÇÃO

A Grande Questão Revista Você s/a nº176, 01/01/2013, por Eugênio Mussak

Em recente evento que reuniu presidentes de empresas de diferentes setores em Porto Alegre, a seguinte pergunta foi feita aos executivos: “O que mais tira seu sono?”. A resposta escolhida por mais de 70% dos presidentes foi: “A falta de pessoas adequadas para ocupar cargos em minha empresa”. Os líderes têm motivo para ter sono conturbado.


O Brasil está vivendo o chamado “pleno emprego”, com uma taxa de desemprego abaixo de 5%. Com a economia pujante e um grande consumo interno, as empresas estão contratando, apesar do peso dos encargos sobre os salários. E falta gente. Ou melhor, falta gente adequada aos cargos, como definiu um presidente no evento de Porto Alegre. Mas afinal, o que é ser adequado?


Ser adequado significa ter três qualidades: capacitação, motivação e integração. Ser capacitado é possuir os conhecimentos e as competências para fazer bonito no desempenho da função. Capacitação significa estudo, preparo, treinamento e experiência. Esse preparo profissional vem, em primeiro lugar, da escola, em segundo, da própria empresa, por meio de seus programas de treinamento e desenvolvimento e, não menos importante, da própria pessoa, que não pode parar de investir em seu autodesenvolvimento.


Ser motivado significa estar verdadeiramente engajado e atuante. Para isso é preciso acreditar na missão da empresa, estar de acordo com seus valores, contribuir para o clima e mostrar comprometimento. A empresa, por intermédio de seus líderes, pode, claro, oferecer os meios para que cada pessoa construa sua motivação pessoal. E, mais uma vez, não dá para eliminar o fator individual, a responsabilidade de cada profissional.


Finalmente, estar integrado tem a ver com compreender a cultura da empresa, comportar-se de modo coerente e estabelecer relações construtivas com os colegas e com as diversas áreas da organização. De novo, a responsabilidade é compartilhada. A empresa propõe, as pessoas atuam.


Sem capacitação, o profissional não sabe fazer o trabalho. Sem motivação, não quer fazer. E sem integração, não consegue. Você está à frente de uma equipe e quer dormir bem à noite? Então cuide para que tenha nela as pessoas adequadas. Isso significa ter critérios bem definidos para selecioná-las e competência para preparar o time. Em síntese, significa ser um líder. Bons sonhos.


Texto publicado sob licença da revista Você s/a, Editora Abril.
Todos os direitos reservados.Visite o site da revista: www.vocesa.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns Luciana! Excelente iniciativa e a matéria de abertura do blog é ótima. Você realmente acertou na escolha. Sucesso sempre! Bjs

    ResponderExcluir