quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SOBRE ACREDITAR E FAZER ACONTECER


VOCÊ ACREDITA EM UM NOVO SERVIÇO PÚBLICO?  
ENTÃO FAÇA ACONTECER!



Ao longo dos meus quase 20 anos de  serviço público, tenho visto muitos apontando os equívocos e falhas existentes no nosso setor, alguns afirmando acreditar que tal situação possa ser mudada sem um plano concreto para tanto e outros buscando incessantemente fazer a diferença à partir de iniciativas concretas em seu cotidiano.

Dos três exemplos acima, certamente quem possui a maior chance de alterar a realidade é o grupo que faz acontecer.

É fato que nem sempre o serviço público atende aos anseios legítimos da população e as razões dessa triste realidade possui raízes de diversas ordens, mas assim como há obstáculos que não poderemos transpor pessoalmente, por se encontrarem na alçada de outras pessoas ou órgãos, em nosso metro quadrado residem inúmeras possibilidades de mudança e de aperfeiçoamento aguardando por nossa iniciativa.

"O que pode mudar seu pensamento pode mudar seu destino".
Stephen Covey

A transformação do serviço público não depende de mentes geniais, mas de corações dispostos a mudar seu destino.

O destino do serviço público depende essencialmente de agentes dispostos a ampliar o pensamento, transformá-lo em ações, a investir em novos hábitos e cultivar novos valores em sintonia com os interesses legítimos daqueles a quem servimos: os cidadãos brasileiros.

Quanto mais nobres nossos valores, maiores nossas chances de que nossas ações revertam em aperfeiçoamento e produtividade, em eficiência e eficácia, em nossos metros quadrados, assim como em nossas Instituições. 

"Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino".
 Stephen Covey ,


4 comentários:

  1. Luciana, que ideia interessante! Já vi que vou ficar a noite toda lendo os textos...
    Como já disse, vc e Elô mudaram minha forma de ver a gestão. Serei eternamente grata por isso. Vcs são meus faróis. Muito sucesso! Vc é realmente especial! Bianca - 22VF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca,
      Fico muito feliz por ver as "sementes" do desenvolvimento de Equipes germinando. As idéias que defendemos devem alcançar o maior número possível de parceiros para que possamos mudar nossa história.
      E motivo de muita alegria ter sua companhia/sugestões/comentários por aqui. Conto com você!

      Excluir
    2. Sua forma de pensar é motivador, agradeço, pois estou passando por dificuldades diante de tanta gente que serve comigo, mas é flagrante a falta de vontade em fazer um trabalho que beneficie a população.
      O que fazer quando as dificuldades, a hipocrisia e outros estão em nível tal alto, que dá vontade de desistir?

      Clemison Cabral
      Agente admininstrativo do MTE
      e-mail: cabrall11@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Boa Noite Clemilson,

    Ainda que você não consiga visualizar uma nova ordem de coisas em sua unidade funcional, tal não deve ser motivo para desistir.
    Processos de mudança, por vezes, demandam tempo.
    Enquanto você não possui as condições ideais, procure motivar-se fazendo a sua parte o melhor possível, com alegria e determinação, afinal aqueles que pagam nossos salários merecem...e dentro de um espaço de tempo, verá que o entusiasmo é contagioso e, aos poucos, outros colegas se unirão a você e as coisas começarão a mudar.
    Eu desejo a você força e determinação!
    Luciana Elmor

    ResponderExcluir