sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DIAS MELHORES


A palestra com o título acima, ministrada por Luiz André Monteiro, integrante do BOPE esta semana para servidores da Justiça Federal e estudantes de direito provocou reflexões na plateia que iam da surpresa às lágrimas, como decorrência da intensidade das ideias e a profundidade dos valores ali tratados.

A abordagem calcada nos valores assumidos pelo BOPE iniciou-se com um alerta sobre o princípio da oportunidade, já que, muitas vezes com elas nos deparamos sem perceber e, não raro, as desperdiçamos.  Oportunidades precisam ser reconhecidas e aproveitadas, sob pena de serem perdidas para sempre.

Na vida é preciso definir o que desejamos e trabalhar de maneira firme e obstinada para que tal se realize.  É preciso saber o que fazer, querer fazer e dar o nosso melhor onde estamos, pois, na maior parte das vezes, é desnecessário mudarmos de lugar para sermos felizes, enfrentando as dificuldades e obstáculos como oportunidades.

Nada de "deixar a vida nos levar".  Devemos ser protagonistas de nossa própria vida, assumindo nossas metas, trabalhando e fazendo a diferença para que elas se realizem e, jamais atribuindo a outrem a responsabilidade pelo nosso sucesso ou fracasso.

Cada um deve fazer o que lhe cabe, especialmente quanto à necessidade de autodesenvolvimento e capacitação permanente, pois sem que estejamos preparados nada poderá ser realizado e muitas oportunidades são perdidas justamente em função disso.

É preciso ter controle emocional, disciplina e atitude, pois a inércia se mostra um empecilho ao crescimento pessoal e profissional, enquanto a determinação e a iniciativa potencializam nossas possibilidades, sobrepujando as dificuldades e nos fazendo ir além, de forma espontânea e perseverante, sem jamais desistir.

A flexibilidade se torna uma aliada indispensável, na medida em que nos faz mais fortes ao contornarmos as dificuldades e os obstáculos, permanecendo firmes aos valores e metas abraçados, assim como a versatilidade que nos orienta à necessidade de aprendizado diversificado e permanente e à celebração de parcerias que nos permitirão atingir nossas metas.  Juntos somos mais.

Nesse contexto a lealdade desponta como valor orientado à necessidade de sermos gratos àqueles valores que elegemos e àquelas pessoas com quem sempre pudemos contar e cuja confiança nos abriu as portas.

Como corolário, precisamos estar prontos a exercer nossa liderança.  Precisamos, com nossas palavras e ações, inspirar aqueles que nos rodeiam com entusiasmo e determinação, não nos conformando com as coisas que estão erradas ou aquelas que ainda não deram certo, pois a sorte acompanha a audácia e a coragem.

E, finalmente,  desistir, jamais! Precisamos ser perseverantes, pois nossos sonhos, aliados à nossa dedicação e ao trabalho firme,  resultarão no sucesso tão sonhado. 

E então, o que você está disposto a fazer por DIAS MELHORES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário