quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

2014 JÁ CHEGOU. E AGORA?

 

A cada início de ano anunciamos mudanças que acreditamos serem necessárias em nossa vida pessoal e profissional, sem que para tanto tenhamos estabelecido estratégias, razão pela qual a maioria dos projetos não ultrapassam o plano da vontade e  sequer são traduzidos em ações.
 
Com o intuito de colaborar na construção de tais estratégias e de auxiliar na colocação em prática dos objetivos traçados para 2014, proponho uma lista de ações as quais considero de fundamental importância para que nos comprometamos com as mudanças que se fazem necessárias ao nosso crescimento pessoal e profissional:
 
1) SEJA MAIS PRODUTIVO : Analise  sua produtividade nos últimos 12 meses e estabeleça metas que superem em qualidade e quantidade seus resultados já alcançados.  É preciso medir nossa produtividade para que possamos almejar superá-la através de metas razoáveis e legítimas.
 
2) ENCARE AS DIFICULDADES COMO OPORTUNIDADES: A cada dificuldade é a nossa maneira de enfrentá-la que  fará toda a diferença.  Dificuldades e obstáculos são sempre oportunidades de crescimento e superação e, assim, não são negativas, mas necessárias para possamos sair de nossa "zona de conforto" e buscar soluções, aprimoramento e desenvolver nossa liderança.
 
3) COMPARTILHE AS BOAS PRÁTICAS: O que funciona com sucesso em nossas Unidades deve ser compartilhado para que outras possam se desenvolver  também, formando um ciclo virtuoso de aprendizagem e colaboração que resultará em mais produtividade e felicidade para toda a Instituição/Organização.
 
4) TENHA UMA CAUSA: .Trabalhe por algo maior do que suas tarefas e compromissos diários.  Encontre seu valor na cadeia produtiva de sua Unidade/Instituição/Organização e veja mais longe.  Compreenda que você pode fazer diferença na sociedade, contribuindo para a transformação das Instituições positivamente.
 
5) COPIE O QUE FUNCIONA: Tenha curiosidade de conhecer os métodos e práticas de outras Unidades/Instituições/Organizações e seja humilde para coloca-las em prática se forem adequadas.  Há muitas pessoas quebrando paradigmas e alcançando a excelência em suas atividades e tais podem ser adequadas às nossas atividades.  É o que se denomina Benchmarking.
 
6) REPENSE SUAS PRÁTICAS CONSTANTEMENTE e ELIMINE RETRABALHO :  Precisamos mapear nossos fluxos de trabalho e de toda a equipe e estar atentos aos nossos paradigmas, analisando-os constantemente para identificar gargalos, falhas para evitar o desperdício de tempo e de recursos, eliminando o retrabalho. 
 
7) VALORIZE SUA EQUIPE: Em uma equipe não deve haver espaço para estrelatos.  Todos precisam ser valorizados, cada um em suas habilidades, para que haja união de pensamentos e unidade de objetivos.  A força da liderança só existe em conjunto com uma equipe valorizada e motivada. 
 
8) ADAPTE-SE AO NOVO: As mudanças são uma realidade e não cessarão, então, é preciso mergulhar nesse processo constante e buscar aderir ao mesmo, repensando constantemente nossas metas, nossos métodos, nossos conceitos e nossos valores, adequando nossa forma de gerir e de produzir aos novos anseios de nossos clientes e da sociedade como um todo.
 
9) TENHA INICIATIVA:  Em nosso tempo, não há mais espaço para a letargia.  Precisamos fazer acontecer em nossas equipes para que os objetivos e metas sejam alcançados.   Precisamos nos  antecipar às mudanças e tomar as decisões em tempo hábil, sob pena de sucumbirmos como gestores e líderes.
 
10) ESTIMULE SUA CRIATIVIDADE: Finalmente, sugiro que possamos abandonar nossas amarras e ousar pensar e criar novos paradigmas para antigos desafios que enfrentamos, como uma criança, livre de preconceitos, experimentando novos métodos de trabalho capazes de transformar nossa produtividade, garantindo a qualidade e a celeridade legitimamente almejadas pela sociedade a quem servimos.
 
Então, o que você deseja para 2014?  Qualquer que seja sua resposta, levante e faça acontecer!
 
Abraços e até a próxima!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário