terça-feira, 4 de junho de 2013

COMO TRANSFORMAR SUA EQUIPE

 
O tema tem atraído a atenção de gestores públicos e privados em virtude da exigência cada vez maior por excelência nos serviços e produtos entregues à sociedade.
 
Se a produtividade ou o clima de sua Equipe tem ficado aquém do desejado, é hora de acertar os passos e mudar o rumo da conversa.
 
O modelo de liderança mais eficiente de que dispomos atualmente propõe uma quebra de paradigmas que se faz à partir de atitudes transformadoras, como o mapeamento de processos de trabalho e das pessoas que trabalham conosco, a construção de valores e significados coletivos, a legitimação das metas, a delegação, o estímulo ao constante aprimoramento, o reconhecimento e a constante observação dos resultados.
 
À partir de hoje dedicarei as postagens aqui no Blog à reflexão sobre essas atitudes, buscando trazer uma visão mais ampla sobre as mesmas e estimulando a sua prática. 
 
Assim, iniciamos nossa conversa com o MAPEAMENTO.  
 
Em um mundo cada vez mais globalizado, mapear nossos processos de trabalho tornou-se uma necessidade de gestão do conhecimento dentro de nossas unidades, para que possamos conhecer melhor o todo, sem perder a noção das partes e evitar a indesejável solução de continuidade.
 
De muitas formas se pode mapear processos de trabalho, mas um método simples e eficaz pode ser executado criando-se fluxogramas sobre os setores, serviços e tarefas dentro de nossa Unidade, indicando os responsáveis, prazos e metas.  À partir disso, acompanhar os resultados alcançados e consultar o mapeamento para estabelecer ações corretivas. Esta providência irá responder a questões indispensáveis, tais como: o que fazemos? como fazemos? para quem fazemos? 
 
O Mapeamento das pessoas com quem trabalhamos  consiste em conhecer melhor nossos colaboradores, suas habilidades e dificuldades para que possamos juntos encontrar a atividade a ser delegada de acordo com o perfil de quem vai executar e de acordo com as necessidades do Setor.
 
Este exame sobre habilidades e dificuldades em nossa Equipe irá orientar as necessidades de capacitação e  produzirá conforto e bem-estar, evitará conflitos desnecessários e fomentará um ambiente saudável e criativo, onde todas as pessoas são reconhecidas em sua individualidade.
 
Experimente observar mais as pessoas, descobrir suas habilidades e compatibilizar essas evidências com o que precisa ser realizado em sua Unidade.  Os resultados serão surpreendentes.
 
CARPE DIEM!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário