Por Danilo Fernando, RH.com.br
Você já se perguntou: por que algumas
pessoas atingem resultados excelentes na vida profissional e pessoal, enquanto que outras estão sempre no
caminho das dificuldades? Assim também as empresas - existem aquelas que estão
sempre "no pódio" e há aquelas que estão sempre
"sobrevivendo".
Simon Sinek, autor do livro "Por
quê? Como grandes líderes inspiram ação"
codificou essa explicação através
de um método chamado Círculo Dourado de uma forma muito interessante. Esse Círculo
abrange três esferas: POR QUE, COMO e O QUE.
Entender isso intelectualmente é
relativamente fácil, mas na prática em geral invertemos a ordem. Ele
traz como exemplos algumas organizações da atualidade como a Apple, Disney,
Harley-Davison, entre outras, que utilizam essa prática mesmo sem perceber, mas
que têm resultados extraordinários, pelo simples fato de conseguirem inspirar
as pessoas.
Toda organização sabe O QUE (produto)
faz e até COMO (processo) faz, mas muitas têm dificuldades de externar o PORQUÊ
(propósito) do que fazem e é exatamente aqui que a coisa pega. O PORQUÊ é o
motivo que leva à ação, ou seja, ao propósito, e dentro dessa perspectiva ele
ainda ressalta: "as pessoas não compram o que você faz, elas compram o
porquê você faz".
Em geral o que percebemos são muitas
empresas vendendo seus produtos e não os seus propósitos, com isso não
externalizam sua missão, seus principais valores e suas crenças. As empresas
que conseguem isso, realmente se destacam.
Um líder que deseja ter sucesso na
Gestão de Pessoas precisa compreender isso. Esse processo de influenciação é
muito mais profundo, está ligado ao propósito (o porquê) que motiva a ação, e
muitos líderes lideram apenas nas lâminas do COMO e do O QUÊ. Eles conseguem
resultados e em alguns casos até mais rápidos, porém esses não são sustentáveis
e, portanto não permanecem, pois não influenciam, e aqui cabe uma adaptação na
frase do Simon: "As pessoas te seguem pelo o PORQUÊ você faz e não pelo O
QUE ou COMO você faz". A inspiração começa pela clareza do PORQUÊ.
As pessoas precisam saber o PORQUÊ
fazem as coisas, ou seja, é preciso ter uma crença, uma causa que vá além de
produtos e serviços. O líder que não consegue articular bem esse PORQUÊ da
organização não pode esperar um engajamento duradouro de sua equipe.
Sabendo o PORQUÊ, a questão é COMO as
pessoas irão fazer o que precisam fazer, e isso tem haver com os princípios e
os valores que balizarão a causa ou a crença - o PORQUÊ.
Disponível em http://www.portalinfluenciar.com.br/2013/02/o-lider-que-inspira-comece-pelo-por-que.html
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