segunda-feira, 24 de junho de 2013

CONSTRUINDO VALORES E SIGNIFICADOS COLETIVOS


 
Os últimos acontecimentos em nosso País não deixam dúvidas, a comunhão de valores e significados constitui poderosa força, capaz de afastar a inércia e buscar as transformações necessárias.

À partir do momento em que aquilo que representa um valor para mim, faz sentido também para os demais integrantes de meu grupo de amigos, de minha equipe de trabalho, dos eleitores de um Município, Estado ou País, passamos a fazer parte de uma coletividade e, tudo aquilo que parecia distante ou improvável cede ao impacto dessa energia transformadora.

Para viabilizar a comunhão de valores em uma equipe de trabalho é necessário ter passado pela etapa anterior, já objeto de postagem aqui no blog, consistente no mapeamento de pessoas e processos,  vez que, ao conhecer melhor o que sentem, no que acreditam, com o que sonham nossos parceiros, evidenciaremos elementos que irão possibilitar a identificação de pontos de convergência e de divergências, essenciais à construção de valores coletivos.

O povo brasileiro tem se reunido em manifestos por decência no uso da máquina pública e por respeito à população entre outras coisas e, pudemos sentir os efeitos dessa comunhão de significados e valores.  Da mesma forma, em nossa Equipe de trabalho, a identificação daquilo que nos une irá gerar motivação e comprometimento.

Assim, precisamos fomentar em nossas Unidades a comunhão de significados e valores, os quais permearão os objetivos e metas a serem alcançados, potencializando as habilidades individuais e  contribuindo para construção do coletivo.

Para tanto, é válido utilizar jogos corporativos, dinâmicas de grupo, reuniões periódicas, conversa no cafezinho, feedback constante, compartilhamento de textos, pensamentos e ideias e tudo o mais que sua inspiração sugerir.

Inspire-se e siga em frente!

Abraços e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário